sexta-feira, 24 de abril de 2009

Sun Microsystems é da Oracle. O Java também.

A Sun Microsystems foi adquirida pela Oracle, por US$ 7,4 bilhões, no último dia 20 de abril. A Oracle, com essa aquisição, deixa clara sua pretensão em se tornar um fornecedor de solução completa de Tecnologia da Informação, incluindo software e hardware, acirrando a concorrência no mercado.
Por outro lado, Mark Loughridge, CFO da IBM, empresa que chegou a apresentar 3 propostas para aquisição da Sun que foram consideradas baixas, disse que a nova Oracle-Sun não mudará nada em termos de competição quando os CIO's decidirem onde investir os dólares.
O fato é que nasce uma nova gigante no mercado de TI. Cabe ressaltar que, embora a Sun Microsystems tenha adquirido respeito na área de hardware, a tecnologia mais difundida da Sun é a linguagem de programação Java. Segundo dados divulgados pela própria Sun na conferência JavaOne 2008, o Java está instalado em 91% dos desktops, 85% dos telefones móveis e 100% dos consoles de jogos e players Blu-ray.

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Acervo digital da Revista Veja

Este não é necessariamente um assunto técnico, mas considero importante a divulgação. A revista Veja abriu todo o seu acervo de 40 anos na Internet. Todas as edições, da capa à contra-capa, poderão ser consultadas em formato digital.
A navegação pelas edições é feita de forma similar ao da revista em papel: o usuário vai folheando as páginas com cliques de mouse.
Além disso, foi criado um sistema de buscas, que permite realizar filtros por período e cruzar informações.
Essa fonte de informação e história pode ser acessada clicando aqui.

Marcadores: ,

terça-feira, 21 de abril de 2009

Wi-Fi x BlueTooth

Mitos sobre Wi-Fi e BlueTooth (BT):

1. BlueTooth e Wi-Fi são tecnologias concorrentes - Na verdade, eles são destinados para situações diferentes, embora operem na mesma frequência de 2.4GHz. BT é uma forma de substituir os vários cabos, geralmente usados para comunicação de curta distância, como mouses ou comunicação com telefone celular. Wi-Fi é tipicamente usado para tráfego de dados, voz e vídeo para distâncias de até 300 metros.

2. Redes Wireless não são seguras - Embora exista alguma validade nesse argumento, principalmente pela facilidade de ataques do tipo Eavesdropping, a implementação de esquemas de segurança como Wi-Fi Protected Access (WPA/WPA2) podem aliviar esse problema.

3. Wi-Fi não pode ser usado para voz - Isso não é verdade porque podemos enviar tráfego multimídia em redes Wi-Fi implementando funções de QoS 802.11e que podem fazer a transmissão do tráfego baseada em prioridades e agendamentos.

Marcadores: ,

Livro Roteadores Cisco


A primeira edição do livro "Roteadores Cisco: Guia Básico de Configuração e Operação" está esgotada. No entanto, a Editora Novatec já está preparando a próxima edição, que em breve estará à venda nas melhores livrarias.

Marcadores: , ,

Incidentes de Segurança

O CERT - Centro de Estudos, Resposta e Tratamento a Incidentes de Segurança no Brasil, divulga periodicamente estatísticas sobre incidentes de segurança reportados. Os dados do primeiro trimestre de 2009 estão disponíveis e os números de incidentes, somente de janeiro a março de 2009, já correspondem a quase 98% de todos os incidentes reportados no ano de 2008. Cabe ressaltar que no ano de 2008 o número de reportes de incidentes de segurança foi recorde, desde que o CERT começou a divulgar essas estatísticas.

Outra informação interessante é que a fraude é o tipo de ataque mais comum, correspondendo a quase 80% dos incidentes reportados.

Clique aqui para acessar os dados completos desse relatório.

Marcadores: , ,

Bem-vindos!

Bem-vindos ao meu blog!
Neste espaço teremos vários artigos e discussões sobre tecnologia.
Espero que seja útil para todos.
Fábio Xavier